segunda-feira, 10 de março de 2014

Maquiavélico é Maquilvel? Quem é esse cara?

Religião não define caráter. Vamos estudar!
Nicolau Maquiavel ficou conhecido mundialmente como o fundador da Ciência Política Moderna. Nascido em 03 de maio de 1469, em Florença, na Itália, viveu durante a Renascença Italiana. Apesar do longo tempo, as ideias de Maquiavel ainda é importante para o estudo da filosofia e da política no mundo. Ampliou seus conhecimentos práticos sobre política, que serviriam de base mais tarde para seu livro mais famoso: O Príncipe.
Antes de Maquiavel, tínhamos sob a forte influência da Igreja Católica de Roma, que ditava a moralidade das ações humanas, independentemente de seus resultados. Uma ação seria virtuosa e justa se fosse inspirada nos ensinamentos religiosos e morais da Igreja. Mesmo que essa ação condenasse a morte milhões de súditos, ela não deixaria de ser considerada virtuosa, pois estaria em conformidade com os ensinamentos da Igreja.
O que Maquiavel fez foi avaliar a moralidade ou uma ação pública pelo que provocou na sociedade ou no reino. Isso incomodou a igreja católica na época, que viu isso como uma ameaça, pois só eles podiam corrigir e ensinar comportamentos para as pessoas.
 A partir de Maquiavel, a conduta dos homens públicos (chefes, reis e imperadores) passou a ser avaliada pelos resultados concretos, e não pela religião e seus sacerdotes. Passou-se a admitir que na Política, haveria as autoridades públicas entre o certo ou errado, a não ser pelos resultados perseguidos pelos governantes.
A igreja unida a classe política, indemnizou suas teses. E o fim justifica o meio, ficou dita como uma maneira de conquista a qualquer custo, de qualquer forma. E a frase ficou vista de maneira inadequada, tachando todo pensamento além dos ensinamentos da igreja, como Maquiavélico, ou seja contra a religião, você é maldoso, uma mal caráter, ruim e como diz o Professor Girafales. etc...etc...etc!

Nenhum comentário:

Postar um comentário