terça-feira, 25 de agosto de 2015

Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar. Na madrugada 15 de novembro de 1889, onde o Marechal Deodoro da Fonseca derrubou o primeiro ministro. De pijamas e doente, não queria declarar a república, pois era monarquista e amigo de Dom Pedro. Precisando pelas tropas declarou...diga o povo que a república está declarada...Disse mas de maneira provisória.
A forma republicana federativa presidencialista do governo no Brasil, derrubando ou a Monarquia constitucional parlamentarista do império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador D.Pedro II. Foi, então, proclamada à República do Brasil. Como disse de maneira provisória,  pois foi feito um plebiscito, para que o povo decidisse se queriam Monarquia ou República. 
Sim aconteceu só que em 1993.
No dia 21 de abril de 1993, a opção "república" obteve 86 por cento dos votos válidos, conferindo, finalmente, legitimidade popular ao regime republicano brasileiro. No mesmo plebiscito, o sistema presidencialista de governo foi legitimado pelo voto popular.
104 anos depois. Que estranho não?
Você sabia disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário