A mídia pouco fala, o sonho de Brasília começou antes de JK, iniciou ainda no em 1761 Brasil Colônia com Marques de Pombal, depois José Bonifácio defendendo a ideia na fase imperial, depois o presidente Floriano Peixoto foi cumprir a constituição, separar uma área de 14.400 Km quadrados. Então a ideia saiu do papel em 1891 Floriano Peixoto formou a comissão Cruls, liderado pelo engenheiro belga Louis Ferdinand Cruls que marcou o quadrilátero onde demorou décadas até que JK se empenhou para transferir a capital do Rio de Janeiro para Brasília.
Veio da Carta de Atenas as funções em trabalhar, habitar, circular e recrear. Áreas do governo longe das de habitação. Princípios que orientaram o Grande e pouco falado Lúcio Costa.
Houve um concurso para a escolha do projeto urbanístico, e Lucio Costa ganhou.Ao contrário do que muitos pensam, a maioria dos trabalhadores veio do Goiás e Minas Gerais devido a proximidade de Brasília. Logo acampamentos foram erguidos, e o trabalho não parava, vários acidentes foram registrados. Entre eles o massacre da Pacheco Fernandes.(pesquisem)
A construção demorou quase 4 anos, foi inaugurada em 21 de abril de 1960, como quase tudo no país, seu custo nunca teve um numero oficial, mas foi cerca de cerca de 1,6 bilhões de dólares, mais da metade do PIB da época, custo elevado justamente por não haver estradas, transportes e etc, justamente por que a intenção era transferir a capital para interiorização do país, proteção da costa e do país.
Algumas Regiões Administrativas, chamadas de cidades satélites, já existiam, mas foi maquiada até a inauguração de Brasília.
Antes da inauguração os acampamentos foram retirados, e quem não queria voltar para sua cidade de origem, o trabalhador tinha que ir para uma região separada, que não era ideia inicial para Brasília, mas foi recurso para não acumular trabalhadores na cidade, que foi construída para ricos. Essa região é hoje o D.F, então você que se acha o tal, menospreza outra região do D.F, saiba que todos nós do D.F, que fomos menosprezados. Pois até as distancias de uma região administrativa para a outra, é justamente para não acumular pessoas, não estabelecer industrias e não ofuscar os privilegiados do Plano Piloto, Brasília. Ou seja só é Brasiliense quem nasce em Brasília, eu sou gamense pois nasci no Gama, não sou de Brasília, sou do D.F, somos a periferia, suburbanos que inchou para a nobreza. Assim pensavam no projeto inicial.
Grilagem de terras, especulação imobiliária patrocinado pro políticos famosos, o mais famoso, com um Z no final, contribui para crescimento desordenado e fazendo disso um caos total...eu amava sair de casa e passear no Plano Piloto, hoje eu evito.
Planejado para 60 mil habitantes hoje Todo o D.F tem 2,5 milhões.
Basta a nós, tentar mudar o quadro de um lugar tão bom de se viver, e trabalhar, parabéns Brasília e principalmente a nós, que ajudamos a fazer e consolidar essa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário